17.6.13

Filme: O FANTASMA (Portugal, 2000)


Em pleno domingo febril, preso às masmorras do meu castelo íntimo, me deparei com uma dica de filme subversivo feita pelo Sam Drade. O Sam tem o blog Dadagaio, que é uma puta referência no quesito filmes que você deve assistir para curar a ressaca da sua/nossa vidinha medíocre. Ele assina suas mini-resenhas da forma mais despretensiosa do mundo (sem aquela babaquice de querer soar inteligente).

Pois bem, O Fantasma é uma produção portuguesa de 2000. É o primeiro longa do diretor João Pedro Rodrigues. A obra em si possui aquela atmosfera de submundo das grandes metrópoles. O que acontece por debaixo dos panos. As taras irremediáveis, o descontrole autodestrutivo do personagem principal em busca de algo que nem ele, e muito menos nós, podemos definir.

Sexo, muito sexo.

Sérgio, vivido por Ricardo Meneses, é um coletor de lixo que mora numa pensão de quinta e que mantém uma vida sexual desregrada com homens dos mais diferentes tipos. Ele é um jovem mancebo que transpira recusa e resistência à tudo o que o cerca, como se não conspirasse a favor do seu próprio jogo/desejo.

O filme é cru, sem a tal pitada artsy que os cineastas que retratam a realidade gay insistem em tomar como ponto de partida (o que é ótimo). Há cenas altamente excitantes que envolvem nudismo, os famosos banheirões (com direito a sexo oral explícito), boys no chuveiro, sunga molhada – além daquela fantasia de látex colada ao corpo que muitos de nós não resistimos.

O desenrolar do personagem se limita principalmente à satisfação sexual, até que tal atitude se transforma num jogo/tara fora de controle. O tal parceiro frívolo – de uma noite qualquer de sexo casual – passa a ser a vítima que ele encontrou para se perder ainda mais.

Sérgio é um fantasma no corpo de um homem. Não seríamos nós também fantasmas?

O Fantasma é um filme independente que competiu no Festival de Cinema Internacional de Veneza. Venceu na categoria de melhor filme no Festival de Cinema Gay e Lésbico e Nova York, e no Festival de Cinema de Entrevues.


João Pedro Rodrigues é a sensação do momento na minha top list cinematrográfica/obsessiva.

6 comentários:

  1. adoreeeei seu post, amei a parte do fantasma no corpo de um homem, que sensibilidade!!!
    quero mais comentários seus sobre filmes ,DDD

    ResponderExcluir
  2. fiquei com super vontade de assistir, onde baixa?

    ResponderExcluir
  3. "As taras irremediáveis, o descontrole autodestrutivo do personagem principal em busca de algo que nem ele, e muito menos nós, podemos definir." - até isso aí, me descreveu. Fora isso, não mais. Até porque não sou lá a maior fã de sexo casual, e porque gosto de meninas rs
    Verei o filme sim, Antônio, porque cinema de qualidade nunca é demais!

    ResponderExcluir
  4. Meu caríssimo LaCarne, que bela surpresa encontrar este post falando desse filme...incrivel, eu já assisti há muito tempo e na verdade fiquei tão chocado (ou excitado? rs) que não tive como classificar na minha lista de filmes rs nem o que dizer, mas passado este tempo, fazem alguns anos, e tu me libertas deste conflito, finalmente preencheu um vácuo cinematográfico em minha vida rs, as palavras que não encontrei pra definir este filme. Parabéns, tue escrita é sempre afiada e afinada.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  5. muito curioso pra ver esse filme.

    ResponderExcluir