3.7.13

SPRING BREAKERS (EUA, 2013)


Não como fã, mas como grande admirador do talento que é Harmony Korine, acabei por ser vítima de um mal que me é extremamente comum: a expectativa.

Spring Breakers é visualmente bonito, coloridinho, praticamente o videoclipe de um rapper ganster viciado em drogas ao redor de mulheres nuas. O vazio argumentativo impera.

Li inúmeras resenhas favoráveis ao filme, aquele tipo de crítica que expõe nuances inimagináveis, que desenterra questões a respeito da subcultura hedonista, da iniquidade existencial, do incontestável descontrole da juventude moderna inconsequente etc. Preguiça, muita preguiça. Inclusive não tive saco e a tecla pause foi a salvação em pelo menos umas cinco vezes.

O filme é extremamente arrastado e flerta com o melodrama que não cola, tudo isso embalado por uma trilha-sonora que “impressiona” pela batida, mas não pelo conjunto visual da trama –  afinal os noventa minutos de filme seriam facilmente cortados e transformados num curta de dez (minha pobre opinião desnecessária).

O que me leva a crer que: em tempos de Spring Breakers, The Bling Ring é o orgasmo que já não precisamos fingir. Até hoje Sofia Coppola nunca me decepcionou e ela soa como uma salvação possível.

Selena Gomez cumpre bem o papel de gata insossa e infantilizada. Vanessa Hudgens continua extremamente unsexy num biquíni que realça exageradamente a falta de atributos (beleza) que ela ostenta. Hudgens pra mim sempre foi um porre.

James Franco (suspiros) é o ponto positivo, continua lindo mesmo montado negativamente. Spring Breakers faz também inúmeras referências a Britney Spears (sério?), particularmente quando as quatro garotas cantam Baby one more time e Everytime (ao piano junto com próprio James Franco num lance surreal da coisa).

Harmony, sweetheart, dessa vez foi foda.

2 comentários:

  1. Eu já fui completamente ao contrário, desde os primeiros teaserzinhos que saia do filme, fiquei com preguicinha, outro ponto foi a Selena, que acho que será "gata insossa e infantilizada" para o resto da vida, nunca consegui ver nada com ela justamente por isso. Mas, vou assistir um dia que já estiver passando na tv, sem as expectativas que já não tenho haha.

    Adoro as suas resenhas. Simplesmente.

    ResponderExcluir